sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Reflexão Moran

Com o avanço da tecnologia nas ultimas décadas, principalmente dos computadores, discute-se cada vez mais a utilização de recursos da informática na educação. As novas tecnologias vieram modificar substancialmente o trabalho do professor pesquisador. Podemos ao mesmo tempo fazer nosso trabalho e estar conectados com fatos que estão ocorrendo no restante do mundo
Enquanto elabora por exemplo na área de geografia posso ao mesmo tempo estar consultando sobre o assunto no qual estou trabalhando. essa possibilidade de novas comunicações encurtam consideravelmente os espaços e as distancias.
Essas tecnologias aplicadas na educação não necessariamente mudaram a relação educador educando. O computador por si não atende o objetivo de formar o aluno social com que sonha a humanidade, o que formará o homem será a maneira como ele utilizará a maquina. Por isso, é preciso que os objetivo do uso dos computadores na educação em geral e na educação especial sigam uma filosofia educacional mais ampla que justifique sua aplicação. Desta forma o computador deve ser usado como instrumento de aprendizagem, onde o aluno atua e participa de seu processo de construção do conhecimento, de forma ativa, interagindo com o instrumento de aprendizagem. O computador da uma nova dimensão a escola, e se bem utilizado, acrecentará ao processo educacional, novas possibilidades que contribuirão para a transformação profunda na educação. A informática educativa previlegia a utilização do computador como a ferramenta pedagogica que auxilia no processo de construção do conhecimento. Neste momento, o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse sentido, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte a aprendizagem, com inumeras possibilidades pedagogicas, desde que haja uma reformulação do curriculo, que se crie novos modelos metodologicos e didaticos, e principalmente que se repense qual o verdadeiro significado da aprendizagem, para que o computador não se torne mais um adereço travestido de modernidade. O importante ao utilizarmos recursos de informatica na sala de aula, é não transformar a maquina na principal figura educacional. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocinio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário